terça-feira, 20 de abril de 2010

Peça Teatral Tiradentes

Como agora estou lecionando para uma turminha de 4º e 5º Ano, apresentamos nesta terça dia 20/04 a peça teatral Tiradentes um herói a ser lembrado. Escrita por mim, adaptada a minha quantidade de alunos, ou melhor dizendo a minhas alunas. Pois tive o maior trabalhãooooo pois só tenho dois homens na sala e na história de Tiradentes não há relatos de mulheres. Então fiz o possivel pra ser fiel a história sem deixar minhas alunas tristes.

Tiradentes, Um herói a ser lembrado
Personagem 1 Menina Meyre - Conta a historia
Personagem 2 Menina Neide amiga
Personagem 3 Menina Gleizi - amiga
Personagem 4 Menina Rainha D. Maria
Personagem 5 Menina Ana - Conta a historia
Personagem 6 Menino Tiradentes
Personagem 7 Menino Visconde de Barbacena – Governador de Minas Gerais.

1 – Oi amiga!
2 – Oi! Ai que bom que amanhã não tem aula né Meyre.
1 – É verdade Neide, é feriado amanhã.
2 - Será que feriado é esse hem? Tem tantos feriados que eu não sei nem o que comemoramos.
3 – Oi meninas! E ai o que vocês estão fazendo de bom?
1 – Oi Gleizi
2 – Oi, estamos falando sobre o feriado de amanhã, você sabe que feriado é esse?
3 – Eu não, só estou achando o maior barato não ter aula amanhã.
1 – Eu sei, é o feriado de Tiradentes.
2 – Háaaaa, aquele que morreu enforcado né.
3 – será por que ele morreu enforcado? Devia ter feito uma coisa muito errada.
2 – É,,,, porque até ladrão que rouba muito hoje em dia não é morte, só preso e solto rapidinho.
1 – Não gente ele foi um herói
2 e 3 – Um herói???????????
1 – É ele foi um herói, lutou pra conseguir que um povo fosse liberto e pudesse fazer com o seu trabalho o que quisessem.
2 – Nossa Meyre prestou atenção nas aulas de história em.
1 – Mais ou menos, é que minha mãe é professora e vive contando estas histórias.
3 – Mas fala mais.
1 – Tiradentes, na verdade chamava se Joaquim José da Silva Xavier e ganhou esse apelido por ter trabalhado no exercito como dentista.
3 – Há então é por isso que ele se chama Tiradentes...
1 – A história toda aconteceu lá em Minas Gerais, era uma época em que o povo estava sendo muito explorado pelos portugueses, tudo que faziam tinha que pagar altas taxas e impostos.
( Chega a personagem 5 Ana)
5 – Oi gente!
1,2,3 – Oi Ana, oi e ai.
2 – Senta ai, estamos descobrindo o que comemoramos no feriado de amanhã.
5 – Há, Feriado de Tiradentes né.
3 – É, você já sabia?
2 – Tem mãe professora também?
5 – Não só prestei atenção na aula de história.
2 e 3 – hhaaaa.
5 – Tiradentes, ficou revoltado com muitas coisas que estavam acontecendo com o povo.
1 – Aqui no Brasil, encontraram muito ouro, e naquela época, muita gente trabalhava com isso.
5 – Alguns eram todos de minas de ouro, outros só eram garimpeiros mesmo
2 – Garimpeiros? O que é isso.
5 – São homens que trabalham procurando ouro nas minas, cavando na terra ou peneirando as areias e terras nos rios.
1 – Todo ouro que esses homens achavam eles tinha que dar uma parte para os portugueses, como pagamento de taxas.
5 – E quem era pego com ouro ilegal, que não tinha pago essa taxa, tinha uma punição, era retirado do nosso pais e mandado para outro pais, lá pra áfrica.
1 – Contra sua vontade.
5 – É, só que de tanto explorarem o ouro, não estava mais fácil de se encontrar.
2 –Então era difícil naquela época em, o povo fazia todo o trabalho e depois tinha que dar de graça uma parte para os portugueses. Que maldade
1 – Por isso as pessoas já estavam todas revoltadas.
3 – Inclusive Tiradentes.
5 – Imagem só::::::

Entra Tiradentes

6 – Me chamam de Tiradentes, e estou muito revoltado com tanta exploração, vou marcar um encontro com todos os fazendeiros, donos de minas de ouro e com todos que também estejam revoltados com isso, temos que fazer alguma coisa.

2 – E ai o que mais aconteceu
1 – Tiradentes então começou um movimento, as escondidas, com as pessoas que estavam interessadas.
5 – Muitos eram amigos dele, poetas, padres, fazendeiros.
1 – Mas o povo não estava conseguindo pagar as taxas, e o governador de Minas Gerais, não entendeu isso.
3 – Só falta ter mandado todo mundo pra áfrica.
5 – Não, o governador então criou uma nova lei,

(Entra o personagem 7 – Governador de Minas gerais)
7 – Como governador de Minas Gerais, não posso aceitar essas pessoas que estão roubando o nosso ouro, tenho que fazer algo. Já sei vou criar uma nova Lei obrigando esse povo pagar o ouro que eles estão escondendo. Vou chama essa lei de Derrama, cada um vai ter que pagar 1500 quilos de ouro por ano.

5 - Todo mundo tinha que pagar 1500 kl de ouro por ano, cumprindo a lei do Derrama..
1 - É, ele achava que as pessoas estavam roubando o ouro, escondendo. Ai como um castigo fez essa lei.
2 – Mais alguém deu conta de pagar???
5 – Que nada, ai os soldados da coroa, entravam nas casas das famílias para retirarem os pertences deles até completar o valor devido.

Tiradentes – Já estamos no ano de 1789 temos que conquistar nossa liberdade definitiva, não dá mais pra sofrer tanto. No dia em que o governo marcou para cobrar o ouro, vamos todos sair nas ruas e nos unir com toda população gritando, VIVA A REPUBLICA, LIBERDADE, INDEPENDENCIA.

1 – Mas antes de chegar esse dia, um homem muito mal, fez uma fofoca para os portugueses e contou todo o plano de Tiradentes
3 – Esta parecendo Judas que traiu Jesus.
5 – Ai Dona Maria I a rainha ficou sabendo.

Entra Dona Rainha I -

Rainha – Esses homens serão condenados pelo crime de Lesa-Majestade, traíram ao rei, merecem ser duramente castigados. Tiradentes será condenado a Morte, na forca e depois esquartejado. Já os seus companheiros alguns serão presos até a morte. E outros serão enviados para África, sem permissão de volta. Inconfidência Mineira - falta de fidelidade ao rei.

2 – Coitado de Tiradentes.
3 – E dos seus amigos.
1 – Pois é mais valeu a briga e morte de Tiradentes
5 – Anos mais tarde D. Pedro I no dia 22 de Abril de 1822 declara gritando
1 e 5 – Independência ou morte!!!
2 – Até que enfim o Brasil se viu livre das explorações de Portugal.

Todas entram em cena e dizem

Viva a independência do Brasil!!!!!!!!!!
Viva ao herói Tiradentes.

16 comentários:

  1. Amei, vai me ajudar muito. Era exatamente a ideia que eu estava precisando.

    ResponderExcluir
  2. vlw mesmo gente!
    Em nome da Gúh,Rafa, Mih e Alice
    3ºano B - Santa Rita de Caldas-MG

    Povo é 07 de setembro de 1822 a Independência do Brasil ... kkk ...tenso!
    que povo burro ...
    mais vlw, ajudo muito mesmo... ( bostaa! )

    ResponderExcluir
  3. me ajudou muito............
    bgdu!!!!!11111
    nathy'''''

    :D

    :?

    ResponderExcluir
  4. adorei essa peça vlw
    2°A
    de Itaquara BA
    VALW
    BJJS

    ResponderExcluir
  5. bom de mais,
    vou fazer minha peça baseado nisoo!!
    né Ligiia? By: Biia

    ResponderExcluir
  6. Vai me ajudar muinto gambem

    ResponderExcluir
  7. Esas pessa esta um pouco errada

    ResponderExcluir
  8. muito obrigada eu estava precisando dessa peça vcs salvaram o meu colégio

    ResponderExcluir
  9. Professora, parabens, as confusoes com relacao a datas em nadda prejudicaram o seu trabalho, 22 de abril de 1500 e a data de nosso descobrimento, chegada dos portugueses na costa braasileira, 7 de setembro de 1822 e a data da Proclamacao de nossa independencia, ja o dia 15 de novembro de 1889, marca o final do Imperio e inicio da republica da espada em nosso pais, o trabalho e super adequado para a idade das criancas, fiquei feliz ao poder compartilhar de sua peca, visto que alguns historiadores nao enaltecem Tirandentes, pelo contrario ,o ridicularizam... se nos como brasileiros nao valorizarmos as nossas persongens historicas quem o fara...Valeu muito grata por sua contribuicao farei algumas adequacoes, minhas criancas sao mais elhas e agoera tenho por onde comecar. professora Elisandra- Sao Sebastiao da Gram- interior de Sao Paulo, divisa com o sul de Minas

    ResponderExcluir
  10. gostei muito da peça, mas a data do grito de guerra é exatamente quando 22 de abril ou 7 de setembro?
    pesquisei mas aparece as duas datas!

    ResponderExcluir
  11. MARIA DE FÁTIMA ALMEIDA20 de abril de 2018 às 11:54

    Que maravilha...obrigada vai me ajudar no projeto das datas comemorativas da minha escola. Adore!

    ResponderExcluir